Cidades

Campanha Niterói Solidária faz apelo por doação de sangue no Hemonit

Saiba como ajudar. Fotos: Luciana Carneiro

A Campanha Niterói Solidária, iniciativa de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza, está incentivando agora a doação de sangue. A Prefeitura de Niterói está pedindo aos niteroienses que compareçam ao Hemonit, da Universidade Federal Fluminense, para ajudar os pacientes atendidos pelo banco de sangue do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP).

Por conta da pandemia de Covid-19, o Hemonit adotou novos protocolos e recomendações para segurança sanitária dos doadores. É necessário agendamento prévio da data e horário para doação para evitar aglomeração no local. O agendamento pode ser feito no telefone (21) 2629-9063, ou pelo Facebook do Hemonit. Além disso, o número de cadeiras disponíveis na sala de espera foi reduzido, e as poltronas e demais equipamentos estão sendo higienizadas entre um doador e outro.

O Hemonit fica no Hospital Antônio Pedro, localizado na Avenida Marquês do Paraná, número 303, no Centro de Niterói, e funciona de segunda a sexta, de8h às 12h.

“Essa é uma campanha compartilhada entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, fazendo a desmistificação da doação de sangue, principalmente no período de pandemia. É um ato rápido e que salva vidas”, comentou o Superintendente do HUAP, Tarcisio Rivello,

A primeira dama do município, Christa Grael, que coordena o Niterói Solidária de forma voluntária, esteve na unidade nesta quinta-feira (6) para doar sangue.

“Através da campanha Niterói Solidária, estamos abraçando o pedido do Hemonit, que está com os estoques dos bancos de sangue baixos. Em cerca de cinco minutos de doação, você consegue salvar até três vidas. Contamos novamente com a cidadania e a já tradicional solidariedade do niteroiense”, disse.

Niterói Solidária

A iniciativa, coordenada de forma voluntária pela primeira-dama, Christa Grael, estimula as pessoas que estão se vacinando a fazerem uma doação para a população em maior vulnerabilidade social da cidade. A campanha, lançada no dia 7 de abril, já arrecadou mais de 32 toneladas de alimentos para a população que precisa de ajuda.

A Prefeitura de Niterói está promovendo um Chamamento Público para cadastro de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para operacionalização da campanha. O objetivo é firmar parceria para a logística de arrecadação e distribuição de doações de alimentos e material de limpeza e de higiene pessoal.

Vacinei contra a Covid, posso doar sangue quando?

 A vacina CoronaVac/Butantan estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue. A vacina AstraZeneca/Fiocruz pede o intervalo de 7 dias para a doação.  

< Cabo Frio inicia cadastro de imóveis de aluguel por temporada Covid-19: pessoas com comorbidades são vacinadas em Itaboraí <